You are here: Home Where We Work Angola Angola

Angola

Em 2010, após debates com o Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia e com o Ministério da Saúde, a I-TECH começou a colaborar com uma jovem instituição académica, a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) em Angola. Desde o fim da guerra civil em 2002 que Angola tem vindo a trabalhar para reconstruir as suas infra-estruturas no campo da saúde e para aumentar a capacidade da força de trabalho no sector da saúde. O principal objectivo do programa da I-TECH em Angola é o reforço do ensino dos futuros médicos, enfermeiras e outros técnicos de saúde na província do Huambo, cujos números estão a aumentar.
Angola

SINOPSE

Em 2010, após debates com o Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia e com o Ministério da Saúde, a I-TECH começou a colaborar com uma jovem instituição académica, a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) em Angola. Desde o fim da guerra civil em 2002 que Angola tem vindo a trabalhar para reconstruir as suas infra-estruturas no campo da saúde e para aumentar a capacidade da força de trabalho no sector da saúde. O principal objectivo do programa da I-TECH em Angola é o reforço do ensino  dos futuros médicos, enfermeiras e outros técnicos de saúde na província do Huambo, cujos números estão a aumentar.

DESTAQUES DO PROJECTO

Em Agosto de 2010, a I-TECH levou a efeito entrevistas individuais e de grupos de focais na Faculdade de Medicina da UJES,no Instituto Superior Politécnico e no Hospital Geral do Huambo (parte da Direção Provincial de Saúde, DPS) para determinação de possíveis áreas de colaboração. Foram realizadas várias recomendações, incluindo a concentração na formação clínica dos alunos de Medicina.

Em resposta a estas recomendações, a I-TECH realizou uma avaliação para determinar a disponibilidade de cinco clínicas (hospitais e centros de saúde), que já são usadas como locais de prática clínica para alunos de laboratório e enfermagem, para receber alunos do terceiro ano de Medicina. A I-TECH identificou áreas para reforço das clínicas. Nos próximos anos, a I-TECH planeia reforçar a capacidade da UJES e da DPS para disponibilizar ensino clínico de qualidade a todos os grupos de trabalhadores da área da saúde nestas e noutras clínicas da província.

Actualmente, o Gestor de Campo da I-TECH, sediado no Huambo, disponibiliza apoio diário à UJES e aos locais de prática clínica, e coordena o trabalho dos consultores técnicos visitantes da I-TECH. Tendo experiência em ensino clínico em vários países, incluindo Moçambique (cuja principal língua é o português, tal como em Angola), os consultores técnicos oferecem formação aos instrutores clínicos e orientação na melhoria da qualidade dos cuidados clínicos.

Entre as nossas actividades actuais e futuras destacam-se:

  • Formação e acompanhamento dos  tutores clínicos e professores sobre métodos de ensino, avaliação de alunos, VIH/SIDA e estratégias para redução da mortalidade materna.
  • Formação e acompanhamento de administradores para coordenação e gestão prática e desenvolvimento de novas clínicas.
  • Formação e assistência técnica para melhoria da prestação de serviços nas clínicas.
  • Abastecimento de materiais e equipamento para ensino e biossegurança.
  • Direccionamento de tecnologias de ensino à distância para os cursos.
Angoladonationphoto
Document Actions